Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como criar um Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável


CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E
NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL DE MINAS GERAIS
CONSEA-MG


Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável

 
Minas Gerais vive um tempo novo no que se refere à segurança alimentar e nutricional sustentável. Desde 2006, a política estadual de segurança alimentar e nutricional sustentável é regulamentada por lei. O Estado está em processo de construção do plano estadual dessa política a partir das ações e projetos já em execução e, principalmente, a partir das proposições das conferências estaduais realizadas no decorrer desses dez anos de existência do Consea-MG.
Com a Lei 15.982/06, o Estado cria o Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, composto pelo Consea-MG, pela Coordenadoria Geral da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais e pelos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Um Comsea municipal só tem sentido se o município prioriza a elaboração e execução de uma política municipal de segurança alimentar e nutricional.
Esse subsídio, em sua segunda edição revisada e ampliada, pretende contribuir para a discussão e implementação de sistemas municipais de segurança alimentar nutricional sustentável nos municípios do Estado. O nosso sonho é que cada município consiga articular tanto o poder público quanto a sociedade civil em torno da grande meta de erradicação dos males da fome e da miséria e da promoção das condições dignas de alimentação para todas as pessoas.

D. Mauro Morelli
Presidente do Consea-MG

Esse link nos ajudará passo a passo a criação de um COMSEA - conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.