Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Glúten na Dieta


Realizar dietas sem glúten se tornou popular, mas uma nova análise sugere que muitas pessoas que param de ingerir glúten não precisam seguir tais recomendações.
Diversos especialistas têm afirmado que essas dietas especiais podem melhorar problemas digestivos em pessoas que são sensíveis ao glúten. Alguns também relacionam a exclusão do glúten com a diminuição de dores de cabeça, fadiga, hiperatividade e sintomas de autismo.
Entretanto, ao comparar o número de menções sobre a sensibilidade ao glúten no Google com o número de artigos científicos publicados sobre o assunto, pesquisadores italianos verificaram que as menções no Google superam as menções na literatura médica, em uma proporção de 4.598 para um.
No estudo, publicado no fascículo de 21 de fevereiro, no Annals of Internal Medicine, os pesquisadores italianos explicam que o glúten se tornou o “novo vilão da dieta” nos Estados Unidos. Comerciantes americanos afirmam que 15% a 25% dos consumidores desejam alimentos sem glúten e estimativas populares sugerem que 17 milhões de americanos são sensíveis ao glúten. Entretanto, não há dados oficiais sobre a prevalência de sensibilidade ao glúten em pessoas que não apresentam doença celíaca.
Pode ser que algumas pessoas apresentem sensibilidade não celíaca ao glúten, entretanto os autores alertam para a falta de evidências científicas quanto ao assunto. Além disso, em muitos casos, pode haver confusão com a síndrome do intestino irritável e a melhora com a dieta sem glúten pode ser resultado de efeito placebo, o qual pode ocorrer em até mais de 30% dos casos.
A boa notícia é que a dieta isenta de glúten geralmente é considerada segura, mas é importante ter acompanhamento com nutricionista, para garantir as necessidades diárias de nutrientes. Uma das desvantagens está no custo da dieta, já que os alimentos sem glúten são mais caros do que os alimentos que o contêm.
POSTADO POR INSTITUTO GIRASSOL | 24 - FEVEREIRO - 2012 | 1 COMENTÁRIOhttp://www.girassolinstituto.org.br/gluten-na-dieta/
Fonte: Di Sabatino A, Corazza GR. Nonceliac gluten sensitivity: sense or sensibility? Ann Intern Med. 2012 Feb 21;156(4):309-11.