Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pesquisa CFN Orgânicos / Agrotóxicos‏


CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E
NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL DE MINAS GERAIS
CONSEA-MG




Pesquisa CFN Orgânicos / Agrotóxicos‏




O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) , em parceria com os Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRNs) ,realiza pesquisa, em enquete de opinião,  sobre o Alimentos Orgânicos e Agrotóxicos. A pesquisa, que perpassa diversas questões da produção e comercialização de alimentos, não é restrita ao nutricionista ou técnico.
ORIGEM DOS ALIMENTOS
A produção de alimentos orgânicos vem crescendo no Brasil. Estes produtos, cultivados sem a utilização de pesticidas, fertilizantes e agrotóxicos, podem ser considerados produtos saudáveis. A produção orgânica está conectada com a atenção ao meio ambiente e à preservação dos recursos naturais.
Por outro lado, os agrotóxicos são produtos químicos que podem agredir o ser humano e os recursos naturais. No Brasil, o consumo de agrotóxicos é grande.  Dados do Jornal O Globo mostram que, em 2010, “o Brasil utilizou cerca de 1 bilhão de litros de agrotóxico, em um negócio que movimentou mais de sete bilhões de dólares.”
Para a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) , os agrotóxicos que apresentam alto risco para a saúde da população são utilizados, no Brasil, sem levar em consideração a existência ou não de autorização do Governo Federal para o uso em determinado alimento. Esta é uma constatação dos  dados Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) divulgados pela ANVISA. Outro dado preocupante é apontado pelo Ministério da Saúde (MS). A pesquisa do MS aponta que “ no Brasil, a segunda maior causa de intoxicação depois de medicamentos é por agrotóxicos



Você verá que é fácil participar e contribuir!
Contribua, convide outros e divulgue a pesquisa para que mais profissionais respondam!

Ibase lança canal de notícias, análises e debates políticos


CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E
NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL DE MINAS GERAIS
CONSEA-MG




Ibase lança canal de notícias,
análises e debates políticos


O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) lançou, nesta semana, o Canal Ibase - um site de notícias, análises e debate político sobre temas do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo.
Comprometido com a cidadania ativa e com a radicalização da democracia, o site contará com a produção de profissionais do Ibase, materiais replicados de sites parceiros e textos, vídeos e outros conteúdos feitos por um número crescente de colaboradores, locais e internacionais.
A rede do Canal Ibase é interativa e abre espaço para os internautas enviarem suas ideias e sugestões através da seção ‘Envie seu texto’. O Canal também contará com colunistas variados.
Neste lançamento, o site conta a coluna de Cândido Grzybowski e da rede Transparência Hacker, além de outras novidades: o portal antecipou parte da entrevista que o analista Pablo Solón concedeu para a próxima edição da revista Democracia Viva; possui um guia que mostra como a Copa de 2014 fere os direitos do cidadão e lançou o vídeo "O que os mercados financeiros têm a ver com o preço dos alimentos”.
Clique aqui para visualizar o Canal Ibase.
Fonte: Adital - Notícias da América Latina e Caribe 

O IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) lançou o vídeo "O que os mercados financeiros têm a ver com o preço dos alimentos” em seu novo “Canal Ibase”

EDITORIAS
Segurança alimentar 04/05/2012http://www.canalibase.org.br/wp-content/themes/canalibase/images/bt-back.jpg
·         
·         

Comida para especular?

 

O que os mercados financeiros têm a ver com o preço dos alimentos? O vídeo a seguir mostra como a fome está associada à especulação financeira e à crise econômica mundial. Mais de 20 países estão em situação de emergência alimentar, e, pela primeira vez na história, mais de um bilhão de pessoas passam fome.
A partir de um bem elaborado encadeamento de ilustrações, o vídeo apresenta os eventos dessa crise e defende uma nova governança global para dar conta dos problemas.
Uma realização do Ibase, por meio do projeto Liberalização Financeira e Governança Global, o vídeo teve o apoio da Fundação Ford.


Pesquisa CECANE/UFSC A.F. e orgânicos na Alim. Escolar‏


CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E
NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL DE MINAS GERAIS
CONSEA-MG


Pesquisa CECANE / UFSC A.F. e orgânicos na Alim. Escolar


O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina (CECANE/UFSC), juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realiza pesquisa Nacional com o objetivo de avaliar a utilização dos alimentos e produtos  provenientes da agricultura familiar e dos alimentos orgânicos na alimentação escolar em todos os municípios brasileiros, assim como as  possíveis dificuldades e/ou limitações para a sua implementação.
A coleta de dados é realizada através de e-mail, a partir do preenchimento de um questionário “online” pelos municípios.

A pesquisa pode ser acessada no link abaixo:


A coordenação da pesquisa ressalta que é muito importante a participação de todos os municípios, para conseguir um panorama da realidade nacional no que se refere à agricultura familiar e aos alimentos orgânicos.

Informaçãoes:  pesquisapnaesc@gmail.com
Ou pelos fones: (48) 3238-5779 ou (48) 3238-5764

(*) Fonte: CECANE-UFSC


Bruno Mello
Nutricionista
Assessor Técnico CONSEA-MG
(Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais)

ANA abre inscrições para curso sobre sustentabilidade de recursos hídricos


CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E
NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL DE MINAS GERAIS
CONSEA-MG

14 de maio de 2012
ANA abre inscrições para curso sobre
sustentabilidade de recursos hídricos
A Agência Nacional de Águas (ANA) promove o curso “Cuidando das Águas” entre os dias 22 de maio e 10 de julho. O curso é gratuito e realizado na modalidade à distância (online), com carga horária de 40 horas.  As inscrições podem ser feitas desta terça até quinta-feira (15 a 17), exclusivamente pelo formulário disponível no endereçowww.trainning.com.br/eadana.asp. Serão oferecidas 400 vagas, por ordem de inscrição.

O curso tem como objetivo apresentar os desafios e soluções para a sustentabilidade dos recursos hídricos, além de destacar iniciativas bem-sucedidas voltadas à melhoria da qualidade da água. O aluno poderá organizar suas horas de estudo durante o período do curso e o certificado será fornecido para aqueles que concluírem a capacitação com aproveitamento mínimo de 70% em avaliação de desempenho.

Este curso faz parte de um programa de capacitação promovido pela ANA, que em 2012 ofertará novas turmas com os temas: Comitê de Bacia: o que é e o que faz?; Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos; Introdução à Conservação de Águas em Sistemas Prediais; Hidro 1.2 – Sistema para Gerenciamento de Dados Hidrológicos e Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos.
Informações sobre o curso: (61) 2109-5563/5261 ou gecap@ana.gov.br.

Serviço
Cuidando das Águas
Inscrições: www.trainning.com.br/eadana.asp
Período de inscrição: de 15 a 17 de maio de 2012
Fonte: Ascom/ANA