Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Inscrições começam amanhã, 07 agosto 2012

queria saber os horarios do evento

RedeNutri lança Curso de Educação à Distância


Usuários poderão realizar curso sobre Redes de Atenção à Saúde no SUS a qualquer momento.

           Com o objetivo de contribuir com o processo de qualificação continuada em temas estratégicos em Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, a RedeNutri lança o primeiro curso de auto-aprendizado à distância.
O primeiro curso tem como tema “As Redes de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde”. O objetivo principal é apresentar e discutir a matriz conceitual da atenção à saúde no formato de Redes Integradas, focalizando na Atenção Primária/Estratégia Saúde da Família como seu centro de comunicação.
O curso é totalmente desenvolvido na modalidade de auto-aprendizado à distância, sendo que o acesso pelos participantes poderá ser feito quando lhes for mais conveniente. Estima-se que são necessárias, em torno de 30 horas para completá-lo. O mesmo ficará disponível na plataforma ECO-RedeNutri (http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-view_articles.php). Para participar, o usuário deve acessar o link “Cursos on line” e clicar no curso “Redes de Atenção à Saúde no SUS”. Será aberta a página do curso com informações detalhadas para participação. O curso é composto de 3 módulos teóricos e exercícios. Completando os módulos e os exercícios será possível  uma declaração de participação. Também é possível ter acesso, na biblioteca do ECO-RedeNutri a uma apostila com o conteúdo completo (http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-index.php?page=Biblioteca). 
Concomitante ao lançamento do curso será  fórum de discussão do tema e para receber sugestões para aprimoramento desta ferramenta de formação continuada. Está previsto o lançamento de mais 3 cursos até o final de 2012. Esperamos que esta iniciativa contribua com uma ação qualificada e com a melhoria dos serviços e ações oferecidos pelo SUS.  Participe !

Evento Aleitamento Materno realizado na Universidade Federal de Uberlândia no dia 03 agosto de 2012.

Estiveram presentes os seguintes membros desta CRSANS: Ana Claudia Montes Cardoso e Denize Dias Lopes. Dentre as apresentações, destacamos a palestra sobre Alimentação Complementar proferida pela professora Dra. Roseli Oselka S. Sarni da UNIFESP.

Mais recursos são aprovados para garantir sustentabilidade da educação do campo - 10/07/2012.


Foi aprovada recentemente (28 de junho) a Medida Provisória 562 (que se transformou em PL 10/12), na Câmara dos Deputados e que prevê o acesso aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) às instituições comunitárias que atuam na educação do campo. Serão beneficiadas com esta proposição as Escolas Família Agrícola (EFA) e as Casas Familiares Rurais, que poderão após a aprovação acessarem recursos do FUNDEB. Neste projeto está prevista a autorização de pagamento de bolsas para professores das universidades que atuam no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). “Esta segunda conquista demonstra o reconhecimento da importância que o Pronera tem para a educação do campo”, analisa José Wilson, secretário de Políticas Sociais da CONTAG.

A Medida Provisória e as Escolas Famílias Agrícolas - Várias questões ligadas à educação do campo necessitavam de regulamentação e já existia uma proposta antiga dos movimentos sociais e da CONTAG para que as EFAS e CFRs fossem beneficiadas com recursos públicos na qualidade de entidades públicas não estatais. Na discussão do PRONACAMPO, o governo acenou para a possibilidade de construir instrumentos legais que possibilitassem esse acesso. A MP incorporou em seu bojo essa ideia e a levou ao Congresso Nacional com vistas a fazer esse debate. Para a direção da CONTAG, a MP interessa muito ao movimento sindical, porque vai possibilitar às EFAS e às Casas Familiares Rurais acessarem recursos do FUNDEB. Até então, as EFAs não podiam acessar recursos públicos, por serem entidades filantrópicas (sem fins lucrativos) e, nesses casos, a Constituição limita que essas instituições recebam diretamente créditos. Para José Wilson “A Medida Provisória vai possibilitar às escolas receberem recursos públicos para garantir sua sustentabilidade. Essa é uma luta histórica do movimento sindical e ponto de defesa de todos os movimentos sociais”, esclarece.

A Medida Provisória e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - Em 2008, o Pronera recebeu uma notificação do Tribunal de Contas da União (TCU), sendo impedido de pagar bolsa para os professores que atuam no Programa. Segundo o órgão, o Incra (instituição à qual o Pronera é vinculado), por limitações legais, não poderia pagar essas despesas. Diante dessa realidade a CONTAG e os movimentos sociais já realizaram duas tentativas no Congresso para que fosse aprovada uma lei, ou emenda numa lei específica, a fim de reverter esse quadro. “Eles (o TCU) argumentam que esses professores já são da universidade e que, teoricamente, não teriam por que receber mais uma bolsa pelo trabalho desenvolvido e, ainda, que o INCRA não teria autorização legal para pagamento de bolsas”, explica José Wilson.

O Decreto presidencial 7.352 reconhece o Pronera como política pública e reafirma seu papel e importância para educação nas áreas de reforma agrária. Para Wilson, a aprovação da MP já é um ganho porque reconhece a importância que o Pronera tem para a educação do campo. Porém, ele alerta que ainda é preciso assegurar essa aprovação no Senado Federal. “Claro que numa perspectiva política se trata de uma vitória e significa que poderemos retomar a mobilização com as universidades para fazer novos cursos do PRONERA. Mas, nossas articulações devem continuar, porque isso ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal”, conclui.
Fonte: Imprensa Contag - Maria do Carmo de Andrade Lima

Programação do Evento "Dia do Nutricionista" - Nutrição UFU

CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E
NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL DE MINAS GERAIS
CONSEA-MG






CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E
NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL DE MINAS GERAIS
CONSEA-MG


Caros seguidores, devido ao calendário eleitoral, nosso evento em Araporã foi adiado para outubro. Assim que tivermos nova data, avisaremos.