Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012


CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E
NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL DE MINAS GERAIS
CONSEA-MG




Belo Horizonte, 16 de março de 2012 - Edição 11
CONSEA-MG - CIDADE ADMINISTRATIVA - ED. GERAIS - 14º ANDAR


Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº - Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31630-901
Tel.: (31)3915-0136 - www.conselhos.mg.gov.br/consea - consea@consea.mg.gov.br
Jornalista Responsável: Rose Santana (12182/MG) - Diagramação: Mauricio da Silva Martins
Siga-me:
FOTOS: ASCOM
Cerca de 50 pessoas de várias partes do Estado participaram da 1ª Plenária Ordiná-ria de 2012 do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Mi-nas Gerais (CONSEA-MG) que aconteceu nos dias 12 e 13 de março. O encontro foi realizado no Retiro São José, bairro Cora-ção Eucarístico, Belo Horizonte.
No primeiro dia aconteceu um debate so-bre “O Papel dos Conselhos e Conselhei-ros no Controle Social”, intermediado pela professora da Universidade Federal de Mi-nas Gerais (UFMG), Eleonora Schettini Martins Cunha e a “Experiência de Des-centralização do Conselho Estadual de As-sistência Social”, apresentado pela Conse-lheira Estadual do CEAS-MG, Cristiane Nazareth da Silva.
À tarde, a assessora técnica Joaquina Jú-lia apresentou a sistematização dos Semi-nários Regionais de Planejamento, realiza-dos em fevereiro e o assessor técnico Wal-deci Campos apresentou a proposta do curso de formação continuada.
A primeira parte foi encerrada com traba-lho em grupo que discutiu o papel dos con-selheiros, coordenadores, das CRSANS e do CONSEA-MG. O segundo dia do en-contro iniciou com a apresentação dos Programas de Segurança Alimentar e Nu-tricional Sustentável (SANS): PPAG 2012-2015 pela conselheira governamental da SEPLAG, Maria de Fátima Rodrigues.
Foram trabalhados os programas e ações de SANS que serão monitorados em 2012. O assessor técnico Gildázio Santos apre-sentou o planejamento do CONSEA-MG pa-ra 2012. A plenária definiu seus representan-tes no Conselho de Alimentação Escolar (CAE) que passa a ter Renata Costa como conselheira titular e Maria Angélica de Oli-veira como conselheira suplente.
O coordenador do “Leite Fome Zero – Um Leite pela vida”, Emerson Marinho de Sou-za apresentou o histórico do programa. Finalizando, o representante do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE) Marcos Sampaio apresentou o programa “Água para todos” que tem como objetivo a construção de cisternas e pequenas barragens no Semi – Árido mineiro.

CONSEA MINAS REALIZOU A 1ª PLENÁRIA DE 2012
PRESIDENTE DO CONSEA-MG PARTICIPA DA 1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DA ATER


Autoridades e representantes de agricultores familiares se reuniram nos dias 12 a 15 de março para discutir políticas e propostas de universalização da assistência rural. O encontro – que foi realizado na Casa de Retiros São José -, contou com a participação do presidente do CONSEA-MG, Dom Mauro Morelli. Ele destacou a importância do debate da agricultura familiar em Minas Gerais e reforçou o apoio do conselho em prol das ações voltadas para a alimentação adequada.
A etapa estadual, que também está sendo realizada em outros estados brasileiros, precede a Conferência Nacional de Ater, que será realizada em Brasília, no mês de abril.
De acordo com o subsecretário de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha, Minas Gerais, que possui cerca de 440 mil estabelecimentos de agricultura familiar e 720 mil agricultores familiares, ainda enfrenta algumas dificuldades que precisam ser superadas, de forma que os trabalhadores rurais tenham pleno acesso à educação e à tecnologia do campo, refletindo positivamente na qualidade dos alimentos por eles produzidos.
Gadelha ainda diz que a avaliação da política de extensão rural em Minas Gerais para a agricultura familiar faz parte do esforço do governo estadual em aprimorar as condições de funcionamento do setor, que responde por 45% da produção de leite, 47 % da produção de milho, 32% de café e feijão; 83% de mandioca e 44% da produção de arroz.
Entre os desafios citados por Gadelha, está o reduzido número de técnicos da Emater/MG, o que dificulta a garantia da assistência aos agricultores, e a necessária melhoria dos equipamentos hoje utilizados, para que as equipes consigam chegar a todas as propriedades rurais.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, defendeu a realização de concurso público pelo Estado, para que seja feita a recomposição do quadro de técnicos da Emater, de maneira que a assistência atenda a todos os agricultores.
O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MG), Carlos Calazans, ainda defendeu como propostas de universalização da assistência rural, a contratação de empresas que agreguem técnicas para a melhor produção dos agricultores, além de parcerias com universidades e escolas técnicas, de forma a ampliar o número de pessoas ligadas à formação de políticas agrícolas que beneficiem o segmento.
O secretário de Estado de Agricultura, Elmiro Nascimento, também reforçou o comprometimento do governo para a qualificação da agricultura familiar em Minas Gerais.
A conferência será finalizada com apresentação e aprovação das propostas que começaram a ser discutidas ontem e apresentação dos delegados que vão representar o Estado em Brasília. Dentre os assuntos que foram abordados durante o encontro estão: o desenvolvimento rural sustentável; a diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades; as políticas públicas da Ater; gestão, financiamento, demanda; oferta dos serviços e a metodologia e abordagens de extensão rural.
AGRICULTORES FAMILIARES DE MOC GANHAM UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE MULTIÓLEOS
A Cooperativa de Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão inaugura no próximo dia 21, em Montes Claros, a sua unidade de processamento de multióleos. Ele permitirá o processamento de oleaginosas nativas e cultivadas e a extração de óleos para a produção de cosméticos, alimentos e biocombustível.
Para o diretor presidente da Cooperativa Grande Sertão, Aparecido Alves de Souza, essa é uma conquista importante para os agricultores familiares, extrativistas e povos e comunidades tradicionais do Norte de Minas, que buscam ampliar e fortalecer suas estratégias de acesso aos mercados. Consequentemente, isso fortalecerá suas economias tendo como principio a sustentabilidade.
PROGRAMAÇÃO
14h00 – Cerimonial de Abertura – Fala de autoridades e parceiros.
15h30 – Apresentação da proposta de funcionamento da unidade
16h00 - Descerramento da placa e visita às instalações
17h00 – Coquetel sertanejo
End: Avenida H. Andersen, 400, Distrito Industrial, Montes Claros

1ª ASSEMBLEIA NACIONAL DA PASTORAL DO POVO DA RUA


A Pastoral Nacional do Povo da Rua (PNPR), com o apoio do Vicariato Episcopal para Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte, realiza nos dias 16 a 18 de março, a 1ª Assembleia Nacional da Pastoral do Povo da Rua. O encontro será realizado na Casa Santíssima Trindade, que fica na rua Madre Cândida, 241, Vila Paris , em Belo Horizonte.
O evento terá a participação da representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG), Michele Pereira, além de bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, agentes de pastoral e de instituições, além de convidados coordenadores nacionais das Pastorais Sociais e organismos da CNBB, entidades parceiras, lideranças da população em situação de rua e catadores de material reciclável.
A Assembleia tem o objetivo de promover o intercâmbio e a articulação entre as equipes de pastorais e representantes da população em situação de rua e catadores de material reciclável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário